Há uma prática muito comum na indústria cinematográfica conhecida como product placement. Sabe quando uma marca muito famosa aparece bem grande em um filme e você logo pensa: "puxa vida! Que descarados!". Pois saiba que está marca pagou bem caro para aparecer exatamente naquele momento e dependendo da grandeza de um filme, ajudou a definir o estilo de muito gente.
Imagine se o Maverick, interpretado por Tom Cruise em "Top Gun - Ases Indomáveis" (1886) não usasse aquele óculo tipo aviator da Ray-Ban? Ou se o Marty McFly, de "De Volta Para o Futuro" (1985) não usasse aquele tennis Nike? Pois é...
Apesar de vários filmes terem cases super interessantes nesse aspecto, acho muito mais interessante quando a marca é incorporada pela narrativa e tornando-se indispensável para o desenrolar da trama.
Confira abaixo uma lista com cinco exemplos de product placement que fizeram parte da história do filme.
1- O Náufrago - Fedex e Wilson.
Em "O Náufrago", de Robert Zemeckis, Tom Hanks é Chuck, um funcionário da empresa de entregas que acaba em uma ilha após um acidente de avião. O acidente ocorre enquanto ele está viajando a trabalho. Quando está na ilha alguns pacotes de entrega chegam boiando à praia e dentro de um deles está uma bola da marca Wilson. Em um momento de extrema solidão, Chuck vê em Wilson sua única companhia e, apesar de ser um objeto inanimado, a bola é o que mantém sua sanidade de certa forma. Se não fosse por Wilson, talvez Chuck não tivesse condições de lutar por sua sobrevivência.
2- Transformers - Camaro (Chevrolet)
Nesse caso, o produto é um dos personagens mais queridos da franquia (que tem um gazilhão de outros produtos desfilando sem a menor vergonha por todos os quatro filmes da série). O camaro amarelo é Bumblebee, fiel escudeiro de Shia LaBeouf. Imagine o que seria do filme sem o simpático robô que garante alguns dos melhores momentos do filme?
3- De Volta Para o Futuro - Calvin Klein e DeLorean
Apesar do filme mencionar várias marcas (Nike, Pepsi), a Calvin Klein merece destaque nessa lista por sua "interferência" na trama. Na cena em que Marty é acordado por sua mãe do passado, ela o chama de Calvin Klein, porque está escrito na cueca dele. Ele se aproveita desse equívoco e passa a assumir essa identidade de "Calvin" em sua estada no passado. Genial. Além da grife, o DeLorean é outra marca que cresceu muito graças à franquia, já o carro é não só um veículo, mas também um personagem da trama.
|
Eu e o DeLorean no Parque Universal em Orlando |
4- Os Estagiários - Google
Aqui não tem nem muito o que falar, já que o objetivo dos protagonistas é conseguir uma vaga de estágio na própria Google. O filme é todo sobre essa empresa e como lá é um lugar irado muito bom de se trabalhar.
5- Madrugada Muito Louca - White Castle
Dois amigos, usuários de maconha substâncias fitoterápicas, embarcam em uma saga para satisfazer seu desejo de comer um delicioso sanduíche da rede White Castle. Embora não seja muito conhecida no Brasil, a lanchonete é quase um personagem à parte da trama, tanto que seu nome aparece no título original do filme (Harold & Kumar Go to White Castle).