domingo, 14 de junho de 2015

COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE - CODORNAS AO MOLHO DE ROSAS

"Como Água Para Chocolate" é um filme mexicano de 1992 baseado na obra de Laura Esquivel. A produção fez grande sucesso chegando a receber uma indicação ao Globo de Ouro na categoria de Filme Estrangeiro. Uma história romântica e sensual, recheada com os mais diversos pratos na culinária mexicana.


Na história, Pedro e Tita vivem um amor proibido. A mãe de moça quer que ela fique solteira para ter quem cuide de si quando estiver na velhice, costume muito comum no México naquela época. Então Pedro aceita casar-se com a irmã mais velha de Tita só para poder ficar perto da amada. Ao passar do anos, Tita usa seu dom para cozinhar como uma maneira de extirpar suas frustrações. E ela está tão ligada à cozinha, que sua emoções passam quase que sobrenaturalmente para o alimento afetando diretamente quem o consome.

Na cena em que Pedro dá rosas a Tita, pelo fato de ela estar há um ano como cozinheira da família, a moça prepara uma receita de codornas com pétalas de rosas. Uma energia erótica avassaladora toma conta de quem prova do prato. Confira a cena aqui:


Para recriar a receita, tive alguns desafios. O primeiro: encontrar codornas no Rio de Janeiro, o que não é nada fácil. Felizmente descobri a loja Chic Chicken, no Leblon, que abastece os mais renomados restaurantes cariocas. O dono, Saul Wilson, e sua esposa Rosali, são dois amores. Vale a pena a visita, para quem tem interesse numa culinária um pouco mais sofisticada. E o melhor: as codornas já estão desossadas, prontinhas para fazer.

O segundo desafio foi encontrar as rosas. Rosas de floricultura não são indicadas para o consumo como alimento. É impossível encontrar pétalas de rosas orgânicas comestíveis no Rio de Janeiro. A solução que eu encontrei foi usar geleia de pétalas de rosas e rosas brancas desidratadas para fazer chá. Os dois itens eu encontrei na Cobal do Humaitá. Nada muito caro.

A receita não é idêntica a de Tita, mas é a minha versão.



Siga o passo a passo e bom apetite!

Codornas ao molho de rosas:

Ingredientes:

Manteiga
2 codornas desossadas
Sal e pimenta do reino moída na hora
Anis estrelado
1 colher de sopa de geleia de pétalas de rosa
1 colher de sopa de rosa branca
1 colher de sopa de mel
1 cebola pequena
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de tequila
1 colher de sopa de amido de milho

Modo de Preparo:

Coloque a manteiga para derreter e tempere as codornas com sal e pimenta do reino à gosto.

Frite as codornas até ficarem douradas e reserve. Passe a cebola e o alho no processador até ficar com uma consistência pastosa. leve ao fogo baixo na mesma panela em que foram fritas as codornas. Adicione a rosa branca e um como de água de 300 ml. 



Em um pilão, triture o anis estrelado e misture a geleia e o mel.



Despeje a mistura com a cebola e o alho. Adicione a tequila e o amido de milho. Cozinhe até engrossar. Volte as codornas para a panela e deixe cozinhar por mais dez minutos. 


Use pétalas de rosa vermelha para decorar.



2 comentários:

  1. O prato deve ter ficado igual ao do filme. Sua descrição maravilhosa.
    Uma dica: na Cobal Leblon tem rosas e outras flores para serem usadas como alimento.
    Parabéns,
    Saul e Rosali

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá queridos Saul e Rosali! Muito obrigada pelo elogio e pela dica! beijos!

      Excluir