segunda-feira, 1 de junho de 2015

5 DETALHES ALEATÓRIOS EM FILMES QUE VOCÊ PODE NÃO TER PERCEBIDO

Sempre que assistimos a um filme que não é brasileiro, muitas vezes nos deparamos com piadas e referências que se perdem na tradução. Ou, em outros casos, passam batido porque você não entendeu mesmo. Algumas são escancaradas, outras são detalhes que só fãs percebem, e algumas vezes são coisas inusitadas que a mente explode quando entendemos. 

Confira uma lista de cinco referências que talvez você não tenha percebido. 

1 - Guardiões da Galáxia (2014)

Peter Quill (Chris Pratt) faz uma piada mencionando o pintor de arte abstrata Jackson Pollock: 

Gamorra: "Sua nave é nojenta"
Peter: "Ela não faz ideia. Se eu tivesse uma luz negra, esse lugar pareceria uma pintura de Jackson Pollock". 

Vamos lá: Jackson Pollock foi um pintor conhecido por desenvolver uma técnica de pintura usando gotas de tinta pingando na tela. Ou seja, a nave de Peter teria "gotas" de "alguma coisa" espalhadas pela nave, que só poderiam ser vista sob a luz negra. Sim. Essas "gotas" de "alguma coisa" são o que você está pensando. Sim. É de conotação sexual. E a fala é dita tão sutilmente que você quase não acredita no que está ouvindo e não entende como um filme "família" não cortou uma piada com esse teor.


Pintura de Jackson Pollock
2- Saga Star Wars 

Anakin Skywalker, também conhecido com Darth Vader, sofreu muito antes de se tonar esse grande Lorde Negro (Sith Lord). Isso provavelmente pode ter a ver com questões mal resolvidas com a figura paterna. Ele cresceu sem pai, foi afastado da mãe para fazer um treinamento intenso, e tinha uma relação com o Imperador Palpatine, de mentor/pupilo, que em um momento crucial foi destruída. Além disso, umas das grandes revelações da saga é que ele é o pai de Luke. Mas se pararmos para pensar, VADER significa PAI em holandês, ou seja, no nome do grande vilão da trama está um dos temas centrais do filme.


3- Madagascar (2005)

Em um momento de intensa fome, o leão Alex sonha com bifes chovendo em cima dele. O que talvez tenha passado despercebido é que é cena é uma referência direta ao filme "Beleza Americana" (1999) com a mesma trilha sonora inclusive. Compare:




4- Clube dos 5 (1985) 


O amado filme "clássico de Sessão da Tarde", que completa 30 anos neste ano, reúne em uma tarde de castigo cinco estereótipos da escola: a patricinha (Molly Ringwald), o atleta (Emilio Estevez), o nerd (Anthony Michael Hall), o durão (Judd Nelson) e a maluca (Ally Sheedy). O detalhe aqui é a placa do carro da mãe de Brian, o nerd, que é nada menos que EMC 2, em referência à fórmula da teoria da relatividade de Einstein. Sacou?




5- K9 - Um Policial Bom Pra Cachorro (1989)


Outra pérola de Sessão da Tarde. Eu nunca entendi o porquê do K9. Acontece que a divisão de cães usadas pela polícia americana recebe essa identificação. Simplesmente por que se pronuncia "kei naine", mesmo som da palavra canine, que significa canino em português. Mind Blowing rs




Um comentário: