
A Universal Studios divulgou esta
semana o trailer de “Minions”, spin off
de “Meu Malvado Favorito” estrelado pelas queridas criaturas amarelas que
conquistaram o mundo inteiro. Desde sua aparição no primeiro filme da franquia,
em 2010, os Minions são considerados um verdadeiro case de sucesso comercial,
se consolidando como a marca principal do filme.
Quem visita os parques da
Universal tanto na Califórnia quanto na Flórida, percebe claramente a overdose
de minions por todas as lojas, ofuscando até mesmo os personagens principais do
longa – O vilão Gru e suas filhas adotivas, Agnes, Margo e Edith.
A indústria cinematográfica
atualmente depende rigorosamente de uma marca bem estabelecida que permita o
lucro em outras frentes além da tela grande. Contratos de merchandasing
prologam a vida do filme permitindo uma receita que compense o gastos de
produção e divulgação. Desde a crise econômica de 2008, nos Estados Unidos, a indústria ainda encontra-se em fase de
recuperação enfrentando diversos concorrentes oriundos dos avanços
tecnológicos.
Para um filme receber a “luz
verde” para sair do papel, é preciso considerar os fatores que levam o
espectador a sair de casa para ir ao cinema. Hoje em dia, com a pirataria, os
sites de video on demand e streaming, os apelos para motivar o consumidor devem
ser cada vez mais atraentes. Isso explica o porquê da construção de uma marca
ser tão importante para o mercado e porque as franquias são boas apostas nesse
jogo.
Não é preciso ter necessariamente
uma boa história. Filmes com histórias ruins conseguem lucrar muito. A franquia
“Transfromers” é um exemplo clássico de marca bem estabelecida, principalmente
no mercado internacional, com uma
história que é um fiasco. Entretanto “John Carter” (2012), foi uma aposta alta
da Disney que resultou na demissão do presidente do estúdio na época, tamanho o
fracasso da produção. Eles apostaram em um filme que, primeiro, não tinha uma boa história ou
um rosto ou nome para carregar a trama; segundo, a ausência de uma marca que
centralizasse os interesses da indústria e da audiência.
Voltando às criaturinhas
amarelas: o filme sobre os Minions procura de alguma forma esclarecer suas
origens e como eles se transformaram em adoradores de vilões. De uma forma bem-humorada,
veremos a “evolução”dos bichinhos desde a pré-história até a Nova York dos anos
60 (antes deles encontrarem o malvado Gru).
No complicado idioma dos Minions,
poucas palavras são inteligíveis para os seres humanos, mas claramente “banana”
é uma delas. Neste trailer a relação deles com a fruta fica mais explícita. Eles
realmente gostam de banana. A produção do filme, inclusive, fez uma parceria
com a produtora e distribuidora da fruta, Chiquita Brands International, para a
divulgação do filme, que incluí o hotsite http://minionslovebananas.com/
Entrando nesse clima, vamos amarelar geral e
fazer um receita de... BANANA.
Smoothie Rápido de Banana
Ingredientes:
2 bananas inteiras
1/3 de xícara de chá de iogurte
natural
½ xícara de aveia
4 blocos de gelo
Açúcar ou mel a gosto.
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no
liquidificador deixando o gelo por último. Bata em alta velocidade por 30
segundos e pronto. Delícia.
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