quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

MINIONS AMAM BANANAS


A Universal Studios divulgou esta semana o trailer de “Minions”, spin off de “Meu Malvado Favorito” estrelado pelas queridas criaturas amarelas que conquistaram o mundo inteiro. Desde sua aparição no primeiro filme da franquia, em 2010, os Minions são considerados um verdadeiro case de sucesso comercial, se consolidando como a marca principal do filme.

Quem visita os parques da Universal tanto na Califórnia quanto na Flórida, percebe claramente a overdose de minions por todas as lojas, ofuscando até mesmo os personagens principais do longa – O vilão Gru e suas filhas adotivas, Agnes, Margo e Edith.

A indústria cinematográfica atualmente depende rigorosamente de uma marca bem estabelecida que permita o lucro em outras frentes além da tela grande. Contratos de merchandasing prologam a vida do filme permitindo uma receita que compense o gastos de produção e divulgação. Desde a crise econômica de 2008, nos Estados Unidos,  a indústria ainda encontra-se em fase de recuperação enfrentando diversos concorrentes oriundos dos avanços tecnológicos.

Para um filme receber a “luz verde” para sair do papel, é preciso considerar os fatores que levam o espectador a sair de casa para ir ao cinema. Hoje em dia, com a pirataria, os sites de video on demand e streaming, os apelos para motivar o consumidor devem ser cada vez mais atraentes. Isso explica o porquê da construção de uma marca ser tão importante para o mercado e porque as franquias são boas apostas nesse jogo.

Não é preciso ter necessariamente uma boa história. Filmes com histórias ruins conseguem lucrar muito. A franquia “Transfromers” é um exemplo clássico de marca bem estabelecida, principalmente no mercado internacional,  com uma história que é um fiasco. Entretanto “John Carter” (2012), foi uma aposta alta da Disney que resultou na demissão do presidente do estúdio na época, tamanho o fracasso da produção. Eles apostaram em um filme  que, primeiro, não tinha uma boa história ou um rosto ou nome para carregar a trama; segundo, a ausência de uma marca que centralizasse os interesses da indústria e da audiência. 

Voltando às criaturinhas amarelas: o filme sobre os Minions procura de alguma forma esclarecer suas origens e como eles se transformaram em adoradores de vilões. De uma forma bem-humorada, veremos a “evolução”dos bichinhos desde a pré-história até a Nova York dos anos 60 (antes deles encontrarem o malvado Gru).
No complicado idioma dos Minions, poucas palavras são inteligíveis para os seres humanos, mas claramente “banana” é uma delas. Neste trailer a relação deles com a fruta fica mais explícita. Eles realmente gostam de banana. A produção do filme, inclusive, fez uma parceria com a produtora e distribuidora da fruta, Chiquita Brands International, para a divulgação do filme, que incluí o hotsite http://minionslovebananas.com/

Entrando nesse clima, vamos amarelar geral e fazer um receita de... BANANA.
  
Smoothie Rápido de Banana

Ingredientes:
2 bananas inteiras
1/3 de xícara de chá de iogurte natural
½ xícara de aveia
4 blocos de gelo
Açúcar ou mel a gosto.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador deixando o gelo por último. Bata em alta velocidade por 30 segundos e pronto. Delícia.

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