quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

O GRANDE HOTEL BUDAPESTE (COURTESAN AU CHOCOLAT)

A cerimônia de entrega do Globo de Ouro será nesse próximo domingo, dia 18 de janeiro. Para preparar os ânimos, a coluna de hoje é sobre um dos melhores filmes de 2014 e que concorre em quatro categorias: “O Grande Hotel Budapeste”. Dirigido por Wes Anderson, e com Ralph Fiennes em uma performance louvável, o filme surpreende por seu roteiro original, sua fotografia ímpar e atuações sólidas.

O que mais chama atenção é a composição visual do longa que remete o espectador ao cinema típico do início do século XX. É usado um tom caricato bem suave, inspirado em parte no gênero vaudeville e com montagem dinâmica e cômica, como em um desenho animado. Tudo é amarrado numa estrutura bem construída que usa uma narrativa quase literária, abusando de narrações em voice over (quando acompanhamos os pensamentos do personagem), metáforas e outras figuras de linguagem.

Isso não seria possível sem a dedicação de um elenco estelar que conta com titãs como: Tilda Swinton, Adrien Brody, Jude Law, Harvey Keitel e Bill Murray. Soma-se a esse time o supracitado Ralph Fiennes que, com justiça, concorre a um prêmio na categoria de Melhor Ator em Comédia ou Musical.

O iniciante Tony Revolori dá vida ao jovem Zero, protegido do concierge do Grande Hotel Budapeste, Mr. Gustave (Fiennes).  Mentor e discípulo embarcam em uma aventura pitoresca, envolvendo a disputa de uma herança, uma acusação de assassinato e uma guerra mundial.

A confeiteira Agatha, interpretada por Saoirse Ronan, é a namorada de Zero e também cúmplice dos dois trapalhões. Sua criação, o Courtesan au Chocolat, é um doce que é a sensação e uma das marcas do filme. A sobremesa nada mais é que bombinhas recheadas com chocolate e confeitadas com glacê colorido.
A preparação não é necessariamente difícil, entretanto, é bem trabalhosa. O Estúdio Fox Searchlight, que é o responsável pela distribuição do filme, divulgou um curta pelo seu canal oficial no Youtube ensinando a fazer a receita, que você confere aqui.




Como a receita no vídeo está em inglês, você pode conferir o passo a passo traduzido e com as medidas convertidas  logo abaixo. Vale a pena.

Courtesan Au Chocolat

Massa

Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de água em temperatura ambiente
100g de manteiga
4 ovos levemente batidos
Uma pitada de sal
Uma pitada generosa de açúcar

Modo de Preparo:
Ferva a água com o sal, o açúcar e a manteiga em uma panela. Retire do fogo e, rapidamente, incorpore a farinha peneirada. Retorne ao fogo, por mais alguns minutos, até a massa encorpar. Deixe esfriar por cinco minutos para o calor não cozinhar os ovos. Adicione os ovos batidos com uma colher de pau. Em uma assadeira forrada com papel manteiga, disponha a massa em círculos com o auxílio de um saco de confeiteiro. Faça três bandejas com tamanhos diferentes: grande, médio e pequeno. Deixe assar por meia hora. Lembre-se que as menores assarão mais rápido. Faça um pequeno furo no fundo do bolinho, permitindo que o vapor saia.

Recheio

Ingredientes:
1 ½ xícara de chá de leite integral
200g de chocolate meio amargo
3 gemas
¼ de xícara de chá de açúcar
2 colheres de cacau em pó
1 colher de chá de farinha de trigo
2 colheres de chá de amido de milho

Modo de Preparo:
Em uma panela, aqueça o leite e acrescente o chocolate em pedaços. Deixe derreter. Em um recipiente à parte coloque as gemas, o açúcar, o cacau e o amido de milho. Misture até formar uma mistura consistente. Acrescente metade do leite com chocolate quente no recipiente sempre mexendo. Volte com essa mistura ao fogo, com o resto de leite com chocolate, até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar. Com um saco de confeiteiro recheie os bolinhos.

Decoração

Ingredientes:
1 xícara de açúcar de confeiteiro
Uma colher de café de essência de baunilha
Leite o quanto baste
Corante comestível violeta, verde e rosa

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes, exceto o corante, até obter uma mistura homogênea e consistente. Separe em três tigelinhas e em cada uma delas adicione diferentes cores de corante comestível. Pegue os bolinhos recheados e mergulhe a parte de cima até o meio no creme colorido: os grandes em violeta, os médios em verde e os pequenos em rosa. Espere secar. Decore com fios de chocolate branco.

Montagem:
Bata manteiga com açúcar de confeito para obter um glacê.Use esse glacê com corante azul para simular uma “cola”. Coloque uma bolinha de glacê em cima do bolinho maior e vá montando em forma de pirâmide. Decore com uma semente de cacau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário