quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY (BOLO DE TANGERINA)

Um dos filmes mais subestimados de 2013 foi “A Vida Secreta de Walter Mitty”. Dirigido e estrelado por Ben Stiller, o longa é uma produção com uma fotografia incrível, trilha sonora impecável e direção de arte belíssima. Claro que, em se tratando de Ben Stiller, é certo esperar alguma obra exagerada que beire o mau gosto. Mesmo o excelente “Trovão Tropical”, de 2008, tem lá suas cenas desnecessárias por abusar da escatologia. Entretanto, não é o que acontece nesse caso.

O filme é uma grande homenagem ao fotojornalismo e à icônica revista “Life” que encerrou suas publicações em maio do ano 2000. Walter Mitty é responsável por gerenciar os negativos fotográficos da revista. Tímido e sonhador, ele tem uma queda por sua colega de trabalho Cheryl. Com o iminente fechamento da revista, o negativo que seria capa da última edição desaparece e, assim, Walter vê a oportunidade de viver as aventuras que sempre sonhou mas nunca teve chance. Ele vai da Groelândia até o Himalaia, passando pela Islândia e Afeganistão. Ele pula em um helicóptero, luta com um tubarão, foge de um vulcão em erupção e entre outras peripécias.

Por incrível que pareça, este é um remake de um filme de 1947, que foi exibido no Brasil como “O Homem de 8 Vidas”. A história é bem diferente, mantendo somente Walter Mitty como um rapaz sonhador, que trabalha em uma revista e que se envolve em inesperadas e perigosas aventuras. A produção dessa refilmagem estava em desenvolvimento desde meados dos anos noventa. Steven Spielberg, Ron Howard, Jim Carey e Mike Meyers são alguns dos nomes que já foram ligados a esse projeto. Em 2011, Ben Stiller foi escalado para o papel principal assumindo a direção logo depois.

O elenco é um bônus à parte: Sean Penn está perfeitamente escalado como o fotógrafo que é a verdadeira inspiração de Walter. E Shirely MacLaine aparece em um pequeno papel, mas fundamental para a história, como a mãe do nosso protagonista. Ela é a responsável por um delicioso bolo de tangerina que aparece em diversos pontos chaves que influenciam o desenrolar da história. A receita é super simples e você confere o passo a passo aqui embaixo.

Bolo de Tangerina

Base
Ingredientes:
4 tangerinas médias
250g de amêndoas (ou castanha de caju) moídas
1 ½ xícaras de chá de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
6 ovos
Manteiga

Modo de preparo:
Leve as tangerinas ao microondas por 5 minutos em alta potência cobertas com papel filme. Deixe esfriar. Coloque-as inteiras em um processador e triture até formarem uma pasta. Acrescente as amêndoas moídas, o açúcar de confeiteiro, o fermento e os ovos. Bata novamente no processador. Unte com manteiga uma forma desmontável de 20cm e forre o fundo com papel vegetal (isso permite que o bolo fique molhadinho). Despeje a massa no refratário e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante, mais ou menos, uma hora.

Cobertura
2 xícaras de chá de açúcar de confeiteiro
3 colheres de chá de manteiga
½ xícara de suco de tangerina
Misture tudo até formar um glacê espesso. Quando o bolo estiver fora da fôrma, espalhe o glacê como cobertura

Finalização
1 tangerina cortada em rodelas
1 xícara de açúcar
1 xícara de água

Leve a água e o açúcar ao fogo baixo até o açúcar se dissolver. Acrescente as rodelas de tangerina e deixe cozinhar por vinte minutos. Retire as rodelas da água e reserve até esfriar. Decore o bolo com as rodelas caramelizadas.

3 comentários: