sexta-feira, 19 de junho de 2015

10 CRÉDITOS INICIAIS DE FILMES QUE VALEM A PENA REVER

A sequência de abertura de um filme, onde aparecem os créditos da produção, nem sempre é algo a que damos importância. Geralmente queremos que passe logo para "ir ao que interessa". Entretanto, além de ser uma forma de fazer o espectador embarcar no clima do que ele está prestes a assistir, também pode ser uma forma diferente de exercitar a criatividade narrativa e que pode trazer um resultado bem interessante.

Confira uma lista com dez créditos iniciais geniais.

1- PRENDA-ME SE FOR CAPAZ (2002)
Dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Leonardo DiCaprio e Tom Hanks, esta produção sobre um vigarista superinteligente que engana até o FBI tem uma abertura com uma animação bem divertida e uma trilha sonora marcante. Veja aqui:


2 - SENHOR DAS ARMAS (2005)
Narrado do ponto de vista de uma bala - desde sua fabricação até o seu desfecho explodindo a cabeça de uma criança - essa abertura é tão impactante quanto verdadeira. O filme, que é uma ficção à respeito do tráfico de armas, é um dos melhores do ator Nicolas Cage, que estrela a produção. 



3- SUPERBAD (2007) 
Produzido por Judd Apatow, escrito por Seth Rogen e estrelado por Michael Cera e Jonah Hill, o filme é uma comédia sensacional sobre o universo de adolescentes que querem sair de qualquer jeito de virgemzone. A abertura é um bônus à parte, mostrando nossos protagonistas desfilando seus dance moves ao som de uma música funky dos anos 70.



4- WATCHMEN (2009)
Dirigido por Zack Snyder, essa produção é uma adaptação da graphic novel concebida por Alan Moore. Mas sua abertura, embalada pela voz marcante de Bob Dylan, é quase uma poesia que narra, em poucos minutos, várias décadas da história americana. Vale a pena o clique:



5- O ILUMINADO
Clássico filme dirigido por Stanley Kubrick e adaptado do livro homônimo de Stephen King. O início da película já define o tom e o humor da trama que conta a história de um escritor (Jack Nicholson) que se isola com sua esposa e filho em um hotel fechado na temporada de inverno.  Enquanto presta serviço como zelador do hotel, Jack procura dar vida ao seu projeto de escrever um livro. Entretanto, O ambiente claustrofóbico e o isolamento não fazem bem pra cuca no escritor. Enquanto acompanhamos o carro de Jack até o hotel a trilha sonora já nos dá arrepios. Veja:



6-MILENNIUM: OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES (2011)
Ao som eletrizante da música "Immigrant Song", do Led Zeppelin, com vocais de Karen O, a abertura do filme é uma orgia de elementos cênicos e visuais, numa alegoria insana à trama dirigida por David Fincher. Clique e confira:




7- SWEENEY TODD:  O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET
Mais uma cria da parceria Tim Burton/Johnny Depp, o musical apresenta uma das melhores performances de Depp na telona. Tanto que sua atuação lhe rendeu uma indicação ao Oscar. A abertura desse filme é tão macabra e soturna que merece estar nessa lista. Cata o vídeo:


8- JUNO (2007)
A criatividade é a palavra de ordem nessa abertura que usa o recuso da animação como diferencial. Com roteiro premiado no Oscar e estrelado por Ellen Page, Juno também conta com uma ótima trilha sonora. 



9- PSICOSE (1960)
Aqui, o mérito é integralmente da trilha sonora assinada por Bernard Hermann que ainda é arrepiante mais de cinquenta anos depois. 




10- FRANQUIA JAMES BOND (1962-?)
Difícil escolher apenas uma. Todos os 23 filmes da série têm entradas bem elaborados que são umas das marcas registradas da franquia. Algumas são históricas, pois marcaram época, como "O Espião Que Me Amava" (1977), com a música "Nobody Does it Better" (de Carly Simmon) e outras lendárias como a de "Viva e Deixe Morrer" (1973), com a música "Live and Let Die" (de Paul McCartney). Mas como essa é a minha lista, vou ser parcial e escolher a minha preferida que é "Skyfall", com a música de mesmo nome da Adele. Adoro! Confira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário