quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

SOUL KITCHEN: MÚSICA, COMIDA E CINEMA

Um dos filmes mais legais que eu vi esse ano, "Soul Kitchen" é uma produção de 2009, dirigida pelo cineasta alemão Fatih Akin. Conhecido pelo tom mais autoral em sua carreira, Akin se arrisca nessa comédia/drama com tons pop. E se sai muito bem. Tanto que o filme foi premiado no Festival de Veneza.

Soul Kitchen fala de coisas muito sérias com sutileza e criatividade. A relação dos irmãos é o que mais me chamou atenção no filme. Um deles desorientado e criminoso e o outro dono de um negócio mal administrado abandonado pela namorada.

Eles se reencontram em um ponto da vida onde mudanças grandes estão acontecendo na vida dos dois. A saída de Nadine da vida de Zinos o deixa com uma grande questão na mão: abandonar sua vida em Hamburgo e segui-la para Xangai ou terminar tudo com sua amada e continuar com seu atribulado negócio em Hamburgo?

O outro irmão, Ilias, também tem seus problemas: recém saído da prisão e viciado em jogos, ele tem escolher entre se endireitar e conseguir ou emprego ou continuar na vida de malandragem.

Com humor e cenas bem inusitadas Akin nos conduz pela jornada dos irmãos falando de coisas muito sérias como confiança, honestidade e amizade. E também fala de perdão. Devemos perdoar quem nos magoou para seguir com a nossa vida. O que o futuro reserva pode ser uma coisa diferente do que nos esperava, mas, de repente, é muito melhor.

Dito isto, vamos para a parte da culinária. Zinos é dono de um restaurante que serve uma comida modesta. O negócio vai mal das pernas. Quando ele conhece por acaso um novo chef, ele tem a oportunidade de renovar o seu cardápio.

A forma como eles se conhecem é completamente acidental. O chef Weiss é despedido de seu restaurante porque não se conformou por um cliente ter pedido gazpacho (uma sopa servida fria) quente. E isso acontece bem na frente de Zinos que não perde tempo e oferece a Weiss um emprego. 

O gazpacho é uma sopa de origem espanhola típica da região da Andaluzia, mas também comum no Algarve, no sul de Portugal. Para aprender a fazer siga o passo a passo abaixo.

Essa receita eu peguei no site do Oliver Anquier.

Gazpacho
Ingredientes:
1 pimentão vermelho
1 litro de água gelada
4 tomates sem pele, em pedaços pequenos
150 g de pepino sem casca em cubos
1 cebola em pedaços
2 dentes de alho
2 ramos de tomilho
1/2 colher (chá) de vinagre
suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino
Pão de tomilho em fatias, torradas na manteiga
Modo de Preparo:

Asse o pimentão no forno, retire a pele e as sementes e corte em cubos;
Em uma vasilha, junte todos os ingredientes, menos o pão, reservando alguns cubinhos de tomate, pimentão e pepino;
Misture bem e bata no liquidificador;
Guarde na geladeira por 2 horas;
Sirva bem gelado, com o pão à parte, polvilhando o gazpacho com os cubinhos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário