segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CHOCOLATE E JOHNNY DEPP

Johnny Depp é sempre um convite irresistível para assistir a um filme. Mesmo que ele esteja esquisitão, Johnny Depp é sempre Johnny Depp. Com chocolate então....aiai... paraíso das mulheres.

O filme "Chocolate", de 2000, é um ótimo filme que combina Johnny Depp, Chocolate e Interior da França. Juliette Binoche é a protagonista, cujo desempenho lhe rendeu uma indicação ao Oscar. O filme ainda levou outras quatro indicações ao prêmio da Academia.
A história, na verdade, não é nada de mais. É bem bobinha, pra ser sincera. O forte mesmo está nas atuações, com destaque para Judi Dench (sempre ótima) e Lena Olin.

Vianne Rocher (Binoche) não é uma mulher como as outras. Ele chega com sua filha a uma pequena cidade no interior da França durante o período da Quaresma. Ela choca os locais ao abrir uma loja de chocolates durante esse período religioso e se envolve em outras polêmicas, como se relacionar com o charmoso cigano Roux (Depp).

O filme promove um verdadeiro desfile de sobremesas, bombons, pratos quentes.. tudo com chocolate. E para prestar homenagem ao filme, vamos fazer um Frango com Molho de Chocolate.


A receita foi retirado do livro da cozinheira e escritora Becky Thorn:  "Jantares de Cinema: receitas dos seus filmes favoritos"

Frango ao molho de chocolate

Ingredientes

1 frango inteiro, sem pele, cortado em 8 pedaços
2 pimentas desidratadas (e defumadas, se possível)
1 colher (sopa) de óleo
1 Cebola bem picada
1 dente de alho picado
6 tomates maduros, sem pele, picados (ou tomates semissecos)
1 punhado de amendoins sem sal
1 tortilha
40 g de chocolate meio amargo em barra, picado (com no mínimo 70% de cacau)
1 pitada de canela ou a gosto
1 pimenta fresca picada fino
coentro fresco picado a gosto


Modo de Preparo

Coloque os pedaços de frango numa panela, salgue a gosto e cubra com água. Depois de ferver, cozinhe por 45 minutos. Retire o frango da panela e deixe esfriar, reservando o caldo do cozimento. Ao mesmo tempo, aqueça a seco uma frigideira e doure por igual as pimentas desidratadas até que comecem a escurecer. Coloque-as em seguida numa pequena tigela; cubra-as com um pouco do caldo do cozimento do frango e deixe que reidratem. Então, retire as sementes.
Acrescente um pouco de óleo à panela e refogue a cebola e o alho até que dourem ligeiramente. Transfira a cebola e o alho refogados para o liquidificador. Adicione os tomates e as pimentas reidratadas e bata. Acrescente os amendoins, a tortilha e um pouco mais do caldo do frango para suavizar. Bata até que a mistura fique bem macia. Coloque-a de volta na panela e deixe aquecer.
Adicione o chocolate e mantenha o fogo baixo até que ele derreta. Prove o tempero e corrija-o, se necessário. Acrescente 1 pitada de canela (ou a seu gosto). O molho de chocolate está pronto.
Coloque os pedaços de frango cozidos em outra panela. Despeje o molho de chocolate por cima e acrescente cerca de 300 ml do caldo do cozimento do frango. Tampe a panela e deixe ferver por cerca de 25 minutos, mexendo de vez em quando. Fique de olho no molho e adicione um pouco mais do caldo de frango se necessário. Polvilhe com a pimenta fresca e com o coentro a gosto e sirva com arroz e 1 gomo de limão, para dar um frescor cítrico.

3 comentários:

  1. Diferente...você também tem alguma sobremesa legal do filme?

    ResponderExcluir
  2. Tenho não, mas posso pesquisar... Eu sei que tem uma no livro do Rubens Ewald Filho.. mas não sei qual é

    ResponderExcluir
  3. De qualquer forma, o prato parece bem legal, bem diferente mesmo. Frango com molho de chocolate...então tá, né?

    ResponderExcluir