segunda-feira, 20 de maio de 2013

CELESTE E JESSE PARA SEMPRE

Filmes de fim de relacionamento costumam ser previsíveis, piegas e um pouco inverossímeis. Isso praticamente descreve a maioria das comédia românticas (que eu amo, não se enganem). Mas o que mais me atraiu na dramédia "Celeste e Jesse Para Sempre", são os esforços da roteirista e protagonista do filme, Rashida Jones, de fugir da mesmice. Esse esforço realmente valeu a pena, pois o resultado foi uma bela reflexão sobre o término de uma relação muito afetuosa.

Celeste e Jesse eram, não só um casal, mas também os melhores amigos. A sintonia dos dois é perfeita. Eles têm suas próprias piadas. São carinhosos e atenciosos um com o outro. Levam a relação com muito bom humor. E isso se mantém depois do fim do casamento que os uniu por seis anos. Seis meses após o fim da relação eles ainda são melhores amigos e convivem numa boa.

Só que, infelizmente, isso é muito, muito, muito difícil sustentar por muito tempo. Logo outras pessoas aparecem e a realidade cai como uma bomba. Celeste tem dificuldade de aceitar que Jesse está em outro relacionamento. Ela está em estado de completa negação. Muito confusa, ela tenta fingir que não liga, tenta sair com outros caras, mas o que ela deveria estar vivento é o luto necessário pelo término. Precisa-se de tempo para aceitar e processar certas coisas. E esse tempo de cura é essencial para estar pronto para uma nova relação. Engatar um outro relacionamento de cara e não querer lidar com a dor é simplesmente tentar substituir uma pessoa pela outra.

Uma das partes mais emocionantes do filme é o discurso de Celeste como madrinha de casamento de sua amiga. Esse é o trecho mais tocante:

"Beth e Tucker, vocês têm sorte de serem melhores amigos. Trabalhem duro e respeitem isso. Isso não vem fácil. Sejam pacientes. Não pensem que estão certos o tempo todo. E se você estiver, isso não interessa de qualquer maneira. Lutem por isso, todos os dias. Eu gostaria de ter feito isso."

E é isso que eu penso ser a base de uma relação: a amizade. A bobeira de rir juntos por coisas idiotas. A compreensão e o companheirismo. O zelo e o carinho. Tudo isso tem que estar no pacote.

Manteiga derretida que sou, chorei na parte onde Celeste peguntar a Jesse se ele ama sua atual companheira. E Jesse admite que sim. Ouvir da pessoa amada que esta ama outra pessoa é uma das dores mais profundas que eu já passei.

Bem, chega de sentimentalismo. Parte da transição de Jesse envolve sua mudança de alimentação. Ele se torna um vegan (um tipo de vegetariano xiita). Em um momento do filme ele pede em um restaurante uma Enchilada Vegana, que é uma versão natureba da comida mexicana. Anotem a receita:

Ingredientes:

4 tortilhas de farinha de trigo (compra-se pronta no supermercado)

75 g de queijo a base de soja, ralado 

75 g de espinafres 

2 colheres de sopa de azeite 
Milho Verde de latinha
1 colher de sopa de ervilhas 
1 pimenta vermelha, sem sementes e cortado em cubos 
1 cenoura, cortada em cubos 
2 dentes de alho espremidos
1 pimenta tipo malagueta vermelha, picada 
Sal e pimenta


Molho:


4 tomates esmagados 

1 dente de alho

1 colher de chá de pimenta do reino

1/2 cebola ralada

Modo de Preparo:

Refogue os espinafres numa panela com água fervente por alguns minutos. 

Escorra bem, retirando o máximo de líquido e pique-os.

Aqueça o azeite numa frigideira em fogo médio. 

Junte o milho, as ervilhas, a pimenta, a cenoura,o alho e a malagueta cozinhe por uns 5 minutos.
Junte os espinafres e tempere bem com sal e pimenta a gosto.
Para o molho, coloque todos os ingredientes numa frigideira de fundo grosso e deixe ferver, mexendo constantemente. 
Cozinhe em fogo alto, mexendo constantemente durante 20 minutos, até engrossar e reduzir para um terço o seu volume.
Espalhe um quarto do recheio pelo centro de cada tortilha. Enrole as tortilhas em volta do recheio e coloque-as, com a abertura para baixo, numa única camada dentro de uma assadeira.
Verta o molho sobre as tortilhas e polvilhe com o queijo. 
Cozinhe no forno previamente aquecido, a 180º C, durante 20 minutos até o queijo derreter e dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário