sexta-feira, 15 de maio de 2015

“LOUCO POR VOCÊ” E A NOSTALGIA DA VIRADA DO SÉCULO

No fim dos anos 90 e no início dos anos 2000, observou-se um fenômeno no cinema americano que foi a eclosão de diversos filmes direcionados para o público adolescente. Filmes como “Pânico”, “Eu Sei Que Vocês Fizeram no Verão Passado”, “Segundas Intenções”, “Lenda Urbana” são alguns exemplos no gênero terror/suspense. A comédia foi representada pela franquia “American Pie” e na vertente comédia romântica, tivemos “Ela é Demais” e “Dez Coisas Que Eu Odeio em Você”. E é claro, romances rasgados como “Louco Por Você”.

“Louco Por Você” (2000), estrelado por Julia Stiles e Freddie Prinze Jr. tinha todos os elementos para ser um sucesso. Estrelas já queridas por uma sólida fan base, Nova York como cenário, e side kicks potencialmente bons, como Selma Blair e Ashton Kutcher. Mas o roteiro é bem fraco, a história é previsível e, apesar do carisma do dois protagonistas, o filme se reduz a uma produção medíocre e esquecível.


Aí você me pergunta: “Por que raios você está me recomendando esse filme?”. Ok amigo leitor. A resposta é simples: eu adoro esse filme. A história de dois universitários que se apaixonam, se amam, se odeiam, terminam, e se apaixonam de novo derrete o coração dessa jornalista semi-parcial.

Al é um aspirante a chef que é apaixonado não só pela bela Imogen mas também por peixe. Seu pai, o Chef celebridade Ray, que apresenta um programa de TV, garante as sequências mais engraçadas da trama, roubando a cena muitas vezes. A parte em que ele explica para Al sua ideia de fazer um reality show culinário no estilo Cops é impagável.
É uma pena que a maioria dos atores, tão promissores naquela época, sumiram num vácuo de filmes para a TV e seriados cancelados. Sarah Michelle Gellar, Jason Biggs, Chris Klein, Neve Campbell... todos esses não emplacaram como grandes estrelas de cinema. Talvez Ashton Kutcher e Reese Whiterspoon sejam as grandes excessões.

O filme tem vários simbolismos, expressos com o uso de alimentos e muitas referências culinárias: a beringela como símbolo de perfeição, o bolo de chocolate com marshmallow que sempre aparece nas cenas de amor. Mas, como Al é apaixonado por peixes, a receita desta edição usará como base o Salmão Defumado que ele prepara para a cena do piquenique com Imogen e seus amigos.

A receita é do chef Chuck Hughes e foi apresentada no programa “Receitas de Chuck”, exibido pelo canal GNT.  Você pode encontrar mais detalhes no link:


O filme “Louco Por Você” está disponível no acervo do Netflix.

Salmão defumado em casa

Ingredientes:

1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de açúcar branco
4 colheres de sopa de sal grosso
3 xícaras de água quente
2 filés de salmão com pele de 115 g
1 – 2 xícaras de castanhas ou lascas de madeira do tipo Alder
½ xícara de água para molhar as lascas de madeira
Uma pitada de raspas de limão
Uma pitada de azeite para guarnecer

Modo de preparo:
Coloque o salmão com a pele voltada para cima na salmoura, pressionando para que fique submerso. Cubra e deixe na geladeira durante a noite. Retire o salmão da salmoura; descarte a salmoura. Lave brevemente o salmão em água fria para remover o sal. Disponha o salmão com a pele voltada para baixo sobre uma grelha. Deixe descansar até que a parte superior esteja seca ao toque (não seque com tapinhas) por cerca de 1 hora.

Prepare o seu wok (panela chinesa) para usar como defumador: coloque duas camadas de papel de alumínio no fundo do wok, se não desejar que fique chamuscado. Adicione 2 porções de lascas de madeira ao wok e aumente a temperatura para alta. Acrescente ½ xícara de água.

Posicione o navio de bambu (defumador) sobre as lascas. Cubra com uma tampa ou papel de alumínio e deixe defumar por cerca de 20 – 30 minutos até que o salmão esteja firme ao toque, com as extremidades um pouco mais douradas, crocantes e caramelizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário