sexta-feira, 29 de março de 2013

MERYL, JULIA CHILD E BOEUF BOURGUIGNON

"Julie & Julia" é um filme de 2009 dirigido pela falecida escritora e roteirista Norah Ephron. É  dela roteiros de filmes como: "Sintonia de Amor", "Mensagem Pra Você" e "Harry e Sally" (ou seja, uma mãe para a Meg Ryan). 

Meryl Streep interpreta a lendária cozinheira Julia Child, que por anos foi a rainha dos programas televisivos sobre culinária. Paralelamente, acompanhamos a história de Julie Powell que se inspira em Julia Child para criar um blog.

É muito gostoso acompanhar a química entre Meryl e Stanley Tucci como uma casal (química já aprovada em "O Diabo Veste Prada"). E ainda a lindinha Amy Adams emprestando seu carisma a Julie Powell.

O filme mostra várias receitas, mas a mais marcante (pelo menos pra mim) é o Boeuf Bourguignon. 

Acompanhe o passo a passo e Bon appetit!

Boeuf Bourguignon

Ingredientes:

1kg de músculo
1/2 garrafa de vinho tinto
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 cebolas
2 cenouras
2 talos de salsão
1 folha de louro
2 1/2 xícaras de chá de água
2 xícaras de chá de cogumelos de paris
1 colher de sopa de manteiga gelada picada
sal e pimenta do reino à gosto
alecrim

Modo de Preparo:

Limpe e corte o músculo em cubos médios. Transfira para uma tigela e adicione o vinho. Leve à geladeira e deixe marinar por duas horas no mínimo, ou até 12 horas no máximo.
Depois do tempo da marinada, sob água corrente lave bem as cenouras e os talos de salsão. Numa tábua, pique os legumes em fatias grossas, na diagonal. Descasque as cebolas e pique fino.



Com uma escumadeira, transfira a carne para um prato grande, escorrendo bem o vinho. Reserve o vinho. Salpique a carne com a farinha.
Leve uma panela grande com azeite ao fogo alto. Quando esquentar, coloque a cebola picada com a carne. Mexa bem até que os cubos de músculo fiquem dourados por igual.
Quando a carne estiver dourada, adicione a cenoura e o salsão, e refoque por 3 minutos. Junte o vinho reservado, a água e a folha de louro. Tempere com sal e pimenta.
Quando ferver, abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por 1hora e meia. Quando a carne estiver cozida, lave os cogumelos sob água corrente, seque bem e corte em metades. Acrescente ao ensopado e deixe cozinhar até que a carne esteja macia e o molho tenha engrossado. Verifique os temperos e desligue o fogo. Coloque a manteiga gelada e misture bem. Adicione o alecrim para perfumar.




Au revoir!!!

2 comentários:

  1. Amoooo esse filme! Realmente uma delicia de assistir. Mas queria mesmo era aprender a desossar o pato, rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba! Desossar o pato realmente é um desafio... meu irmão me cobrou essa também hehe

      Excluir