domingo, 3 de março de 2013

TRAZ O CHANTILLY NA HORA DE ASSISTIR "VATEL"



O filme "Vatel- Um Banquete Para o Rei" é uma bela produção que com justiça recebeu uma indicação ao Oscar de Direção de Arte em 2001. Com Gérard Depardieu e Uma Thurman no elenco, o longa é baseado na vida de François Vatel, o suposto inventor do Chantilly.

Segundo o filme, na falta de ovos para fazer claras em neve, Vatel sugere que se bata creme de leite com açúcar até chegar uma consistência que imite claras em neve. Como eles se encontravam em Chantilly, na França, o creme acabou levando o nome do lugar.

Vatel estava preparando um suntuoso banquete de três dias para o Rei Louis XIV, para que seu "patrão" conseguisse sair da bancarrota. No último dia, com o atraso com uma entrega de peixes, o perfeccionista Vatel não suporta o fracasso e acaba tirando sua própria vida.

Entretanto, há outra versão para o suicídio do cozinheiro, que é a apresentada no filme. Vatel, cansado de ser tratado como uma simples mercadoria, que chegou a ser disputado em um jogo de cartas, exime sua frustração sacrificando sua vida. 

Polêmicas a parte, é o legado de Vatel que não podemos ignorar. O chantilly é uma simples invenção que mudou a história dos doces no mundo.

Eu sempre tive grande dificuldade de fazer chantilly. Isso porque a idiota aqui sempre usou creme de leite de caixinha. Totalmente errado. Deve-se usar o creme de leite fresco. E ter muita atenção para não passar do ponto, porque senão vira manteiga.

Chantilly

Ingredientes:

450g de creme de leite fresco
3 colheres de açúcar
1 colher de café de essência de baunilha.

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes e leve à batedeira por cerca de cinco minutos.




Um comentário: