sábado, 25 de julho de 2015

"UMA NOVA AMIGA" E OUTROS FILMES SOBRE O UNIVERSO TRANSGÊNERO

“Uma Nova Amiga”, já em cartaz nos cinemas brasileiros, conta a história de Claire e Laura, melhores amigas desde pequenas. Quando Laura falece, Claire não consegue unir forças para cumprir a promessa que fez à amiga de cuidar de sua filha bebê e seu marido. Passado algum tempo, Claire cria coragem para visitar David, o viúvo. Entretanto, ela não esperava encontrar David vestido de mulher. Depois de passar o choque, Claire até gosta de sua nova “amiga”, mas essa aproximação despertará desejos que nem David nem Claire imaginariam sentir.  

Oscilando entre o drama e a comédia, “Uma Nova Amiga” não é exatamente uma novidade, visto que esse tema já foi muito bem explorado por Pedro Almodóvar em “Tudo Sobre Minha Mãe”. A transexualidade está muito em voga graças a notícia de que Bruce Jenner (ex-atleta americano e famoso por ser padrasto de Kim Kardashian) assumiu ser transexual e agora chama-se Caitlyn Jenner. Na televisão, o seriado “Transparent” que aborda a transição de um pai de família para sua nova identidade feminina, já ganhou dois Globos de Ouro e tem a terceira temporada garantida. Veja o trailer:




Relembre na lista abaixo, outros filmes que falam desse universo:

TRANSAMÉRICA (2005)

Ao se preparar para fazer a cirurgia em que trocará de sexo de masculino para feminino, Bree descobre que tem um filho já adolescente que está preso. Ela vai ao encontro do rapaz antes de dar esse grande passo em sua vida.



ED WOOD (1994)

Considerado o pior diretor de toda a história do cinema, Ed Wood também era conhecido por gostar de se vestir com roupas femininas. A cinebiografia dirigida por Tim Burton e estrelada por Johnny Depp mostra um pouco dessa faceta do cineasta.



TUDO SOBRE MINHA MÃE (1999)

Pedro Almodóvar fala também de transexualismo em “Má Educação” e “A Pele Que Habito”, mas é “Tudo Sobre Minha Mãe” seu trabalho mais icônico. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o filme conta a história de Manuela que após perder seu filho vai em busca do pai do garoto, que é transexual, para contar da criança que ele nunca soube ter.


MENINOS NÃO CHORAM (1999)

Baseado em uma trágica história real, Tenna Brandon se muda para outra cidade onde assume a identidade de Brandon Teena. Ela logo se enturma com os jovens locais e até arruma uma namorada, mas as coisas mudam quando seus amigos descobrem sua identidade verdadeira. Vencedor do Oscar de Melhor Atriz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário