domingo, 12 de julho de 2015

ANIMA MUNDI 2015 - O QUE TA ROLANDO


Teve início nesta sexta feira, 10 de julho, o 23o Festival de Animação do Brasil, o Anima Mundi, no Rio de Janeiro. O evento é a maior feira de animação da América Latina e o segundo maior do mundo.

A edição deste ano conta com mais de 1.500 filmes entre longas e curtas de todas as partes do mundo separados em mostras competitivas e não competitivas.

No segmento não competitivo, os filmes se dividem nas mostras Olho Neles, Futuro Animador, Animação Em Curso e Panorama Internacional. Já nas categorias competitivas, longas, curtas, curtas infantis, curtas de publicidade, disputarão prêmios de até dez mil reais julgadas por um juri popular e outro profissional.

Um dos destaques entre os longas está o esperado, "O Pequeno Príncipe", filme francês que tem estreia prevista para entrar no circuito comercial apenas em outubro mas que já está gerando rumores de indicação ao Oscar. Entre os dubladores na versão original estão Rachel McAdams, Paul Rudd, James Franco, Benicio Del Toro,  Marion Cotillard e Jeff Bridges. 

Confira o trailer:

Já entre os curtas, o russo "Symmetricity", da sessão curtas 1, é um dos melhores com inspiração livre na obra Nietzsche e que remete um pouco a dualidade de identidades de "O Clube da Luta". 

No curtas 4, "Whodunnit", da Alemanha é um delicioso curta que zomba da persona de Sherlock Holmes em um hipotético programa de televisão, onde o famoso investigador britânico é um apresentador alheio aos acontecimentos. A resolução é simplesmente hilária. O australiano "Ernie Biscuit" também é uma grata surpresa mostrando uma delicada e comovente história de amor e superação. 

Ernie Biscuit

No curtas 6, "Até a China", é um excelente curta brasileiro que, baseado na reação das pessoas presentes na sala tem grandes chances no juri popular. Com uma narração simples e engraçada, o filmete narra a jornada de um brasileiro em viagem à China e suas impressões sobre o choque de culturas. Destaque ainda para o francês "Sous tes doigs" e para o americano "Aria for a Cow". 
 
Aria For a Cow

Até a China

O festival acontece no Rio de Janeiro, até o dia 15 de julho, nas praças: Cidades das Artes, Cine Odeon, Oi Futuro Ipanema, Maison de France, Ponto Cine e Auditório BNDES. O evento segue para São Paulo no dia 17 de julho na Cinemateca Brasileira e na Caixa Belas Artes.
Para mais informações, acesse www.animamundi.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário